O Sindicato dos Contabilistas de Santos e Região (SINCONSANTOS) vem a público expressar seu repúdio à conduta da Serasa Empreendedor pela publicidade virtual tendo como assunto “SUA CONTABILIDADE POR UM PREÇO JUSTO. CONFIRA!”
Mencionando parceria com uma empresa de contabilidade específica que, segundo eles, é o maior escritório de contabilidade existente no país, questiona explicitamente ao leitor se estão “pagando um preço justo pelos serviços de contabilidade”, possibilitando o acesso aos links disponíveis vinculados onde é possível visualizar proposta de serviços de abertura de empresa de forma gratuita e contabilidade online mensal por preços aviltantes. Na referida publicidade garante a desburocratização da contabilidade e sugere a troca do responsável técnico de maneira simples, na forma de portabilidade.
O SINCONSANTOS, que é a entidade que valoriza e defende os interesses coletivos dos profissionais da contabilidade de Santos e região, reafirma seu repúdio quanto à forma como é banalizada a profissão contábil nesta publicidade. O profissional contábil por sua formação tem se tornado um elemento de referencia na sociedade e esta mesma sociedade espera que ele atue com integridade, objetividade e independência, desempenhando sua função com competência, diligencia e descrição, em obediência a princípios éticos e toda uma gama de legislações contábeis, civis, tributária, previdenciária e trabalhista, dentre outras.
Esta responsabilidade não se coaduna com a publicidade repudiada por não estar em consonância com as regras aplicáveis à profissão contábil ainda uma ciência social, que reflete na vida de toda sociedade, seja por meios da obrigatoriedade da contabilidade para as empresas, seja na utilização para arrecadação de impostos pelos governos.
A conduta do profissional da contabilidade, segundo o nosso código de ética profissional, deve pautar princípios como de consideração, respeito, apreço e solidariedade, o que não se vê na referida publicidade.
Temos como cerne a constante valorização do profissional da contabilidade. A profissão contábil é regulamentada, as resoluções técnicas do Conselho Federal de Contabilidade são de aplicação obrigatória e a desburocratização enfatizada na publicidade nada mais é que um engodo!
Por isso, o Sinconsantos, em nome da classe contábil de Santos e Região, repudia a publicidade enganosa, declinando em desfavor da SERASA EMPREENDEDOR, que se abstenha de fazer publicidade nos termos da divulgação ora repudiada!
Santos, 30 de julho de 2018.